Construir sorrisos e elevar auto estima, eis o que realiza a Profa. Graciella Mazzei
Ensinando ou atendendo, a experiência adquirida deu a Graciela Mazzei um olhar humanizado sobre o ser, atua aliando as práticas integrativas à Odontologia

Com 26 anos de experiência clínica, Dra. Graciela Mazzei, divide seu tempo entre a rotina de seu consultório e como professora integrante da equipe ministradora do Curso de Atualização em Dentística na APCD Ribeirão Preto. Natural de Tupã, Graciela Mazzei, 47 anos, se formou na Unimep - Campus Lins. Veio para Ribeirão Preto com uma proposta de trabalho em 1999 e se especializou em Dentística Reabilitadora Estética na FORP – USP e acabou se instalando passando a atuar em consultório particular, onde conquistou a sua fiel clientela. Aqui em Ribeirão Preto passou a fazer parte da vida associativa da APCD Ribeirão, fez amigos, criou raiz.
Atualmente atende em consultório particular no bairro da Vila Seixas como especialista em Reabilitação Estética e clínica geral. A experiência adquirida deu a Graciela Mazzei um olhar humanizado sobre o ser, atua aliando as práticas integrativas a sua ampla experiência clínica como cirurgiã-dentista.
“Como dentista me sinto honrada em poder melhorar a qualidade de vida e autoestima dos pacientes e me realizo diariamente promovendo saúde e transformando sorrisos na sua individualidade com total respeito, olhar atento e amoroso às suas necessidades” diz Graciela Mazzei.
ENTREVISTA, NA ÍNTEGRA, COM A PROFA. GRACIELA MAZZEI
Revista APCD-RP: Estamos no mês de março, em que se comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Ser mulher e cirurgiã-dentista, assegurando realização pessoal e sucesso profissional requer foco e dedicação?
Graciela Mazzei: Com certeza esse é o ponto! Ainda que a rotina da mulher seja ampla de afazeres, no que diz respeito à profissão envolve uma combinação de fatores que demandam foco, dedicação e incluiria ainda uma palavra importante – a superação! O dia Internacional da mulher é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre as conquistas, pois com sua competência, envolve não só a realização pessoal da mulher, mas também a sua contribuição para a sociedade através de seu trabalho. É fato que enfrentamos desafios, mas através deles, mostramos a nossa força ao conquistar espaço e reconhecimento nessa profissão linda na Odontologia, mas que exige muito dos profissionais
A feminilização da Odontologia foi bem aceita pelo mercado?
Embora em outras épocas a profissão tenha sido associada mais ao público masculino, cada vez mais hoje mulheres ocupam posições de destaque com altas capacidades, tanto tecnicamente, seja em clínicas, quanto ambiente acadêmico e científico sem falar nas qualidades interpessoais, empatia e cuidado com os pacientes. O papel da mulher na saúde como um todo tem sido amplamente percebida, onde nessa transição para uma alta representatividade feminina foi também facilitado pela competência das profissionais e se consolida cada vez mais.
O que motivou você escolher essa área de Odontologia Estética Reabilitadora?
A Odontologia sempre foi minha única e principal escolha desde cedo, quando alguém me perguntava o que gostaria de exercer. A beleza de um sorriso integrada à saúde oral e Sistêmica sempre me encantou. Durante a graduação a paixão só aumentou e a curiosidade de desenvolver novas técnicas e materiais para tratamentos diversos e suas possibilidades me fez seguir nessa área. Penso na saúde como um todo, física, mental emocional e espiritual. Através do cuidado em reabilitar um sorriso, está por trás também a renovação de uma vida, um novo caminho, um novo olhar para si mesmo e isso é transformador!
Na sua especialidade, suas aptidões como mulher acaba sendo um atributo para desenvolver um bom trabalho?
O lado feminino, que agrega, cuida e acolhe com paciência e dedicação se torna um diferencial sim. Além do que a visão detalhada, ao mesmo tempo cuidando do entorno faz com que na especialidade estética seja ainda mais apurada nas mulheres, com uma espécie de “feeling” sobre o que se deseja atingir pois não podemos esquecer que trabalhamos com sonhos e autoestima ...
A sensibilidade, empatia e atenção aos detalhes são habilidades “naturais” na maioria das mulheres e a especialidade estética envolve simetria, harmonia e várias nuances a serem percebidas o que pode favorecer o resultado, muitas vezes atendendo às expectativas estéticas e emocionais dos pacientes.
A experiência do paciente no consultório pode ser melhorada através da comunicação mais acolhedora, e observação de suas necessidades e ansiedades construindo um relacionamento de confiança para melhores resultados
O que faz parte da atuação de um especialista em Odontologia Estética Reabilitadora?
A Odontologia Estética Reabilitadora abrange desde Clareamento de dentes vitais e não vitais e seus métodos, restaurações diretas e indiretas de pequenas a grandes extensões anteriores e posteriores, recontornos cosméticos, fechamento de diastemas, facetas, lentes até coroas de reabilitação protéticas menores ou extensas , dentre outros tratamentos que tem o intuito de devolver a função mastigatoria adequada, anatomia e cor mais próxima do elemento dental natural e seu equilíbrio na cavidade oral. A especialidade da Dentística Restauradora e Estética “conversa” com todas as especialidades da Odontologia como um pilar estrutural.
Quais foram os maiores desafios que surgiram no início de sua carreira?
Acredito que o maior desafio no início da carreira seja o fator financeiro e experiência e na Odontologia especificamente na minha opinião seria a desvalorização do profissional cirurgião-dentista. Muitas vezes pela necessidade de subsistência pode ser encontrado algumas travas na busca pelo trabalho levando o profissional a aceitar condições não tão adequadas dificultando seu desenvolvimento. Por não ser natural de Ribeirão Preto, a integração com a cidade se fez mais lenta onde experenciei clínicas e consultórios de vários tipos e metodologias e, apesar de nem sempre a ética e a valorização serem adequadas, me levou a querer aperfeiçoar, cada vez mais, buscando conhecer e interagir com pessoas na construção de pontes a outros níveis da profissão.
Profa. Graciela Mazzei na APC D-FAOA Ribeirão, após aula com alunos.
Atuar como professora, compartilhando seus conhecimentos e experiências clínicas, é determinante para a sua realização na Odontologia?
Assistir a Odontologia se desenvolver ao longo dos anos e participar dessa evolução através da troca de experiências na supervisão clínica e nas aulas teóricas e formas de atuação é um incentivo diário pois o conhecimento é infinito. Enquanto ensinamos, aprendemos sempre.
Como professora da equipe do curso de Dentística Estética Reabilitadora, coordenado pelo prof. André Minto, diria que os profissionais atualmente tem chegado ao curso mais preparados?
Pode-se dizer que a exigência e a quantidade de informações disponíveis de várias fontes à disposição de maneira ampla e diversa, acessível a todos que desejam ampliar seus conhecimentos é um ponto de partida mais elevado.
Porém é importante dizer que é necessário filtrar algumas fontes e adquirir, somente com a experiência, o senso crítico e para maior bagagem se faz necessário direcionar a excelência através do exercício e treino dos procedimentos.
O que os profissionais interessados na Reabilitação Estética Reabilitadora podem esperar do curso da APCD-FAOA Ribeirão?
O curso de atualização em Odontologia Estética é um dos mais antigos da APCD Ribeirão Preto e preza pela qualidade baseada nos fundamentos da Dentística Restauradora, estudos clínicos, ética e profundidade de conteúdo visando a prática clínica de maneira especializada e descomplicada. O aperfeiçoamento das técnicas e habilidades faz com que o clínico desenvolva melhor sua capacidade clínica desde diagnóstico execução ou indicação para casos de necessidade.
Quanto aos avanços e inovações, o que realmente foi mais impactante e expressivo no seu campo de atuação, seja como clínica geral ou especialista?
Os avanços na Odontologia adesiva são expressivos tornando os tratamentos antes invasivos, em tratamentos menos invasivos e mais eficientes com possibilidades de resultados mais naturais.
Podemos hoje contar com tecnologias que facilitam e otimizam o tempo clínico com mais conforto ao paciente desde projetos digitais escaneamento intraoral, fotografia digital ,impressão 3D materiais de alta precisão, inteligência artificial entre outros. Todos os recursos são bem vindos e necessitam de uma curva de aprendizado.
Em termos de demanda, quais os procedimentos mais procurados?
Procedimentos como restauração direta em resina desde necessidades estéticas à devolução de parte do elemento perdido, clareamento, próteses livres de metal desde facetas a grandes reabilitações.
Na gestão do consultório, o que faz a diferença para o sucesso do profissional do cirurgião-dentista?
O sucesso do profissional depende não só dd suas habilidades técnicas como cirurgião-dentista como necessidades de desenvolvimento nos aspectos administrativos, financeiros, marketing mas principalmente na minha opinião a empatia e o atendimento diferenciado, uma comunicação clara, e o pós atendimento.
Qual sua expectativa para o futuro de sua especialidade e da Odontologia?
A Odontologia Estética não para de crescer e inovar mas minha maior expectativa é que possamos nos capacitar a desenvolver a Odontologia com mais naturalidade e preservação do elemento dental com consciência ética e respeito.Isso para mim seria o ideal.
Ainda há muito a realizar como mulher e como profissional? Algum projeto a destacar?
O caminho ainda é longo, há muito a ser realizado e conquistado.As mulheres em muitos casos ainda enfrentam obstáculos relacionados à remunera-ção, reconhecimento e oportunidades de liderança e são aspectos que necessitam de constante aprimoramento e equilíbrio além de rede de apoio para destaque no ambiente competitivo.
Quanto ao projeto, um atendimento voltado ao suporte de mulheres que desejam conciliar carreira e família sem abrir mão do sucesso profissional, com promoção de saúde tanto física como emocional com suas necessidades seja um projeto muito importante.
Que dicas e conselhos passam para os novos profissionais entrando no mercado atualmente?
Ingressar no mercado de trabalho pode ser desafiador, mas com perseverança e boas estratégias, passo a passo pode-se construir uma carreira sólida.
Tendo em mente sempre o aperfeiçoamento constante, networking, parcerias, buscar aprender sobre gestão mas acima de tudo investir no atendimento de boa qualidade e sempre atento a inovações.
Publicado em 19/03/2025.

Corpo docente qualificadíssimo, esse o diferencial da APCD- FAOA RIBEIRÃO
A afirmação é do Dr. José Antonio Brufato Ferraz, diretor da unidade de ensino. o professor Brufato Ferraz, com mais de 3 décadas de experiência acadêmica e clínica, é especialista, mestre e doutor em Endodontia

Os avanços para diagnóstico e tratamento dos casos de disfunção temporo mandibular
Entrevista exclusiva com o prof. Dr. César Bataglion, mestre e doutor em Reabilitação Oral, especialista e referência em DTM

Prof. Mario Araújo há 33 anos atuando na Ortodontia, sua paixão profissional
Eu sempre quis fazer odontologia e ser ortodontista desde muito criança, herdei esse dom de meu avô e pai, hoje é a minha paixão profissional”, diz o prof. Mario Lânia de Araujo
(16) 3630-0711